Vilma Reis dialoga com lideranças de Conceição do Coité sobre compromisso com a região do Sisal
Agenda inclui visita ao Quilombo do Maracujá, panfletagem na Feira da Cidade, participação em reunião organizativa do Fórum de Raça do Sisal
Histórica liderança dos Direitos Humanos, a candidata a Deputada Federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Vilma Reis, estará em campanha na cidade de Conceição do Coité, nesta sexta-feira (26/08) e no sábado (27/08). A agenda da socióloga na região inclui mobilização com panfletagem na Feira de Coité, participação em reunião organizativa do Fórum de Raça do Sisal e visita à Comunidade Quilombola do Maracujá, símbolo de resistência e a primeira do território a ser certificada pela Fundação Cultural Palmares.
A intenção de Vilma Reis em Coité é dialogar com lideranças locais sobre o compromisso da candidatura com as questões relevantes para a população daquela importante região do sertão baiano.
Programação - A programação de Vilma Reis em Conceição do Coité na sexta-feira (26/08) terá mobilização e panfletagem na Feira da Cidade (9h), visita à Comunidade Quilombola do Maracujá (14h) e roda de conversa com lideranças populares, às 19h. Já no sábado (27/08), a candidata participa de reunião organizativa do Fórum de Raça do Sisal (9h), e às 11h, em Salvador, participa de mobilização com panfletagem na Feira de São Joaquim na Cidade Baixa.
O Território do Sisal é uma região onde os pequenos produtores, principalmente as mulheres, se destacam pela sua capacidade organizativa, através de cooperativas e associações, para o enfrentamento das adversidades do semiárido baiano. Com 67 mil habitantes (IBGE/2020), Conceição do Coité é o principal município da região no cultivo e beneficiamento do sisal, mas também se destaca na produção de mandioca, feijão, milho e, na pecuária, com a criação de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e aves. A agricultura familiar local foi uma das pioneiras na otimização do uso das águas das chuvas a partir da instalação de cisternas.
Lançamento da candidatura - Domingo (28), a Bahia terá uma celebração à democracia com uma grande festa de lançamento da candidatura de Vilma Reis no Centro Histórico de Salvador, a partir das 9h. As atividades serão concentradas na Casa de Castro Alves, na rua do Paço, 52, Santo Antônio Além do Carmo.
Participarão do evento lideranças populares de todos os segmentos representativos das agendas defendidas pela socióloga, políticos e personalidades alinhadas com a candidatura. O combate ao racismo e às desigualdades, o empoderamento das juventudes, das comunidades quilombolas, das populações LGBTQIA+ e das mulheres, principalmente as negras, e a geração de oportunidades para todas e todos sem discriminação de qualquer natureza, são algumas das bandeiras da campanha.
Com o slogan “Agora é a nossa vez”, Vilma Reis sai candidata prometendo imprimir no Legislativo Nacional a experiência acumulada em mais de 30 anos de militância no movimento negro com inserções no Brasil e fora do país. “Somos a maioria nesse país e, portanto, precisamos estar na Câmara dos Deputados e em todos os espaços de decisão. Não é possível que, em pleno século 21, um país com quase 60% de sua população negra, apenas 21 dos 520 parlamentares pertençam a esse grupo racial”, afirma.
A candidata reúne um grupo amplo e diversificado de apoiadores que atuam em diferentes áreas. Desde os movimentos populares e sociais, universidades, gente do campo e da cidade. Para o lançamento está confirmada a presença de representantes desses grupos, da Coalizão Negra por Direitos, do Fórum Marielles, Secretários estaduais de Mulheres, Promoção da Igualdade, Meio Ambiente e LGBTQIA+, acadêmicas, estudantes universitárias/os e secundaristas, juventudes, professoras/es públicas/os, povo de Santo, da Rede de Mulheres.
Identidades - Com 52 anos, nascida em Salvador e criada no Recôncavo (Nazaré das Farinhas), Vilma Reis faz questão de reafirmar suas identidades de mulher negra, feminista e ativista dos Direitos Humanos, candomblecista filha de Xangô, o orixá da justiça, oriunda dos movimentos populares e de mulheres negras. Socióloga e professora, ela é mestra em Ciências Sociais, doutoranda em Estudos Étnicos Africanos no PosAfro da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH/UFBA).
Serviço:
O que – visita da candidata Vilma Reis (Deputada Federal - PT) a Conceição do Coité
Quando – 26 e 27 de agosto (sexta-feira e sábado), a partir das 9h
Onde – Feira de Coité, Quilombo do Maracujá